Limite de Erro para Termopares de Isolação Mineral

LIMITES DE ERRO PARA TERMOPARES DE ISOLAÇÃO MINERAL
A tabela abaixo apresenta os limites de erro para termopares de isolação mineral, estando estes de acordo com a norma ASTM-E-230-93, e ITS-90. Quando o limite de erro é expresso em porcentagem este se aplica à temperatura que está sendo medida. Não são incluídos erros de instalação ou de sistema.


TIPO DE TERMOPARES FAIXA DE /TEMPERATURA LIMITE DE ERRO PADRÃO ESPECIAL ISOLAÇÃO A resistência de isolamento do cabo a temperatura ambiente (20ºC”) é no mínimo de 100 megaohms VDC para diâmetro maiores que 1,5mm. Para diâmetros de 1,5mm a isolação deverá ser no mínimo de 100 megaohms a 50 VDC.
RELAÇÃO TEMPERATURA x DIÂMETRO</b>Esta tabela sugere os limites superiores de temperatura para termopares simples de isolação mineral de acordo com os diâmetros externos, conforme norma ASTM-E608/84.
DIÂMETRO DA BAINHA EM mm center
POTE DE FECHAMENTO E RABICHO DE LIGAÇÃO
A extremidade posterior a junta de medição do termopar de isolação mineral é selada com resina a base de epóxi, podendo ser montado em potes lisos ou rosqueados, dependendo da montagem final. Os rabichos podem ser: RÍGIDOS – É o próprio fio de termopar, devendo ser utilizados em termopares com diâmetros externos de 3,00 mm e o de 6,00 mm, no comprimento máximo recomendado de 100 mm. Estes fios são isolados com espagueti plástico. FLEXÍVEIS São utilizados com um cabo de extensão bitolas 20, 24 AWG com isolação de PVC, de fibra de vidro ou de PTFE, sendo aplicado em todos os diâmetros dos termopares.