Cabos de compensação e extensão

“http://mitexacta.com/conteudo/upload/files/cores.jpg”

CONSIDERAÇÕES GERAIS
Na maioria das aplicações industriais de medição de temperatura, através de termopares, o elemento sensor não se encontra junto ao instrumento receptor. Nestas condições, torna-se necessário que o instrumento seja ligado ao termopar através de fios que possuam uma curva de força eletromotriz em função da temperatura similar àquela do termopar, a fim do instrumento poder efetuar a correção da junta de referência.

DEFINIÇÕES TÉCNICAS
1) Fios são condutores sólidos e cabos são formados por um feixe de condutores de menor diâmetro, formando um condutor flexível.
2) Cabos e fios de extensão, são condutores fabricados com as mesmas ligas de fios termopares. Portanto, apresentam a mesma curva de F.E.M. x Temperatura. Os fios e cabos de extensão, apesar de possuírem a mesma liga dos termopares, apresentam um custo menor, devido a limitações de temperatura que podem ser submetidos, pois sua composição química não é tão homogênea quanto a dos termopares.
3) Cabos e fios de compensação são condutores fabricados com ligas diferentes dos termopares a que se destinam, mas também apresentam mesma curva de F.E.M .x Temperatura dos termopares. Os fios e cabos de compensação são usados principalmente com termopares do tipo nobre (a base de platina), S e R, mas podem também ser utilizados no termopar básico Tipo

LIMITE DE ERRO
Os fios e cabos de extensão e de temperatura são recomendados, na maioria dos casos, para utilização desde a temperatura ambiente até o limite de 200ºC.
Os limites de erro para os fios de extensão e compensação, segundo a Norma ASTM-E-230 são: